Comunidade

Conferência das Cidades elege prioridades para Pelotas

Encontro promoveu a troca de experiências e ideias para o desenvolvimento local

Foto: Jô Folha

JF_0863


Priorizar ações para ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde foi o tema mais citado entre os participantes da 6ª Conferência da Cidade. O debate sobre o exercício de políticas públicas, no sábado (2), promoveu a troca de experiências e ideias para o desenvolvimento da cidade. Na etapa municipal, representantes de diversos setores e prioridades ao Poder Público foram escolhidos e serão apresentados no Congresso Estadual das Cidades, em março de 2017.

Quatro moradoras do loteamento Cohab II comentaram a importância da população envolver-se em ações como a conferência para alcançar melhorias. Teresinha Cardoso, 65, Eva Terres, 64, Noeli Soares, 68 e Cloé Dornelles, 69, incentivaram a participação como ferramenta para soluções de problemas. "Já fomos em outros órgãos e quando a gente cobra, funciona", disse Teresinha. Entre as reivindicações levadas à conferência, a pavimentação das ruas no bairro e o conserto da rede de esgoto foram consideradas essenciais pelo grupo.

O pensamento coletivo e preocupado com as questões locais foi uma surpresa para o presidente da Comissão Preparatória, Cassius Baumgarten. Segundo ele, as participações nas pré-conferências - realizadas no bairros do município - cobraram intervenções que beneficiassem outras pessoas e não somente os proponentes. "Acredito que as pessoas entenderam que a cidade não é dos governantes, mas sim de todos nós", comentou.

Representatividade
Ainda conforme o presidente da Comissão Preparatória, a Câmara de Vereadores e o empresariado não enviaram representantes para a mesma. Como estes setores necessitam compor a lista de delegados, os nomes ainda devem ser escolhidos nesta semana. Pelotas é a segunda cidade do Estado com o maior número de delegados, com 24 lideranças.
As vagas seguem uma proporcionalidade e serão divididas da seguinte forma: dez são dedicadas ao Poder Público; sete aos movimentos populares; duas a trabalhadores representando entidades sindicais; duas a empresários do segmento urbano; duas a entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; e uma para ONGs com atuação na área do Desenvolvimento Urbano. Só podem se candidatar às vagas pessoas que estiverem presentes na reunião.

Números finais das pré-conferências
16 Pré-conferências realizadas
427 Participantes
36 Horas e 48 minutos de debates
Todas as regiões administrativas e a colônia de Pelotas foram atendidas com as pré-conferências

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

CEEE Distribuição energiza subestação em Pelotas Anterior

CEEE Distribuição energiza subestação em Pelotas

Vacinar para prevenir Próximo

Vacinar para prevenir

Deixe seu comentário

Geral

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito